MEMBROS DO GRUPO RECIDADE
Alexsander Lavoura de Mattos
Alexsander ama as infinitas possibilidades do papel em branco. Produz trabalhos artísticos independente do suporte, pela simples necessidade de criar. É ilustrador, animador, escultor, arte educador e responsável pela arquitetura e reforma da moradia/mobiliário de sua amada família multiespécie. Enquanto professor, sobre o estudo de arte, procura trazer a discussão mais próxima da realidade midiática do aluno, por meio do cinema de animação e histórias em quadrinho.
Alisson Corrêa
Alisson Corrêa é Licenciado em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de educação, com ênfase na pesquisa em Juventudes, Cidade e Ambiente. Atualmente é mestrando Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG.
Ana Roberta Machado Siqueira
Ana é professora com formação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande, paulista nascida, mas gaúcha de criação e coração. Estuda e se dedica à questões ligadas a formação de professores, geografia da infância e adolescência, sutilezas cotidianas, gatos, tecidos, prosas e cafés. Curiosa no que se refere à arte, tecnologias em favor da educação e tudo o que cabe dentro das conversas diárias da vida cotidiana.
Andriara é professora da rede pública, pedagoga, protetora e militante dos direitos animais. Acredita na educação libertadora, crítica, reflexiva, revolucionária que se baseia no respeito à vida em todas as suas manifestações e no encontro afetivo, terno, sensível com o outro, independentemente de sua espécie. Mestranda em educação, desenvolve pesquisas e atua em prol de relações antiespecistas. Sobretudo, ama a vida e sua família multiespécie.
Carla é filha, mãe, esposa, amiga e companheira. Apaixonada por música, acredita e aposta que uso das diferentes linguagens possibilitam em uma educação sensível aproimando o ensino de geografia ao educando. Tem interesse e desenvolve pesquisas que abarcam os temas de educação e ensinode Geografia, mídias no ensino , música e tecnologias educacionais.
Claudia é professora da Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Graduada em Geografia e mestre e doutora em Educação Ambiental.
Cláudio Azevedo é vegetariano, artista visual, educador ambiental e professor de artes visuais. Seu trabalho denuncia questões sobre as relações abusivas entre o humano e as demais espécies de vida no planeta. Acredita que a imaginação pode nos auxiliar na construção de mundos possíveis e em ações mais justas e solidárias, também, entre os humanos. Somos um rizoma vivo, um biorrizoma capaz de promover o cuidado e a reverência por tudo que vive.
Denise Aquino Alves Martins
Denise é professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO).
Emanuele é conhecida, também, como mãe da Lauren, mas também é conhecida como a Manu ligada no 220 volts!!! Junto com os afazeres de mãe, filha, esposa, irmã, amiga, professora alfabetizadora da rede municipal de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, formada em Letras, Pedagogia e Mestre em Educação. Tem dedicado seu tempo a muitas leituras voltadas a questões da educação, tem elaborado alguns jogos pedagógicos e se arriscado nos campos da tecnologia, considerando os desafios que enfrentando nos dias de hoje. Essa é a Manu, a cada dia se constituindo nesses nossos e novos movimentos que estamos vivenciando.
Fernanda, é mãe da Cecília, Pedagoga e professora da educação básica há quase 20 anos, se desdobra para dar conta de duas redes e ainda buscar novos projetos, mas adora viver essa adrenalina de se reinventar, partilhar e aprender com coletivos inteligentes que pensam, pesquisam e fazem a educação acontecer.
Ivana Maria Nicola Lopes
Professora da Universidade Federal do Rio Grande FURG, ministrando as disciplinas de História da Arte, Cultura Brasileira I e II e Seminário de História, Teoria e Crítica da Arte I e II. É Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e possui doutorado em História da Arte pela Universidade de Barcelona (UB). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, arte, cultura e imaginário.
Antonio Jorge Ferreira Severino
Jorge é pai da Lis e do Murilo. Professor de História da rede estadual da educação do Ceará e atua na Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, pesquisando sobre práticas de (re)existências, (in)visibilidades e insurgências na educação.
Karen é uma mulher carregada de "istas", entre eles, feminista e gremista. Mãe de 2, se desdobra para dar conta de tudo mesmo sabendo que não vai dar. "Amadora", daquela que ama muito, mesmo sendo capricorniana racional... professora, que fala pelos cotovelos, que gosta muito de estar em casa, aconchegada nos seus livros, nas suas músicas, nos seus verdes e nas suas escritas.
Lais dos Santos
Lais é arte-educadora, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Integra como pesquisadora no Recidade, e desenvolve pesquisas sobre a educação estética na formação de professores.
Loraine é Graduada em Direito, graduanda em Sociologia-Licenciatura, mestranda em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, pesquisando sobre cidade e educação.
Luiz Paulo é um professor atento, curioso e dedicado que atua nos ensinos fundamental e médio da rede básica de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, buscando tornar o ensino de História significativo aos seus estudantes. É extremamente afetuoso além de um leitor assíduo, um gremista apaixonado e um cinéfilo de carteirinha que desenvolve pesquisas sobre a utilização da mídia cinemática no ensino de História e suas múltiplas perspectivas de se aprender o conhecimento histórico.
Marcio Marchi
Marcio é professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela UFSC. Tem experiência na área de Geografia Urbana, Planejamento Regional e Urbano e Ensino de Geografia..
Orlando é pai e ciclista, com formação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado também pela UFSC. Professor no Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC). Tem se dedicado ao estudo e pesquisa da biogeografia, geoecologia (especialmente na interface socioambiental); e na educação geográfica e educação ambiental (com foco na relação com a fauna e flora em ambiente urbano!). Atualmente coordena o Observatório de Áreas Protegidas e o Laboratório de Análise Ambiental.
Patricia é alguém que valoriza a família, o problema é que considera todos como parte dela. É filha, esposa, mãe, avó e amiga em tempo integral. Um defeito? Não gosta de se sentir sozinha. Valoriza a companhia e a amizade. Tem um espírito inquieto e uma forte atração pela novidade, é viciada em aprender. Pedagoga, mestranda em Educação e licencianda em matemática, é também, uma bruxa com inclinação natureba. Participa da organização do Seminário Interfaces Pedagógicas desde sua primeira edição e diz ser responsável pela melhor parte do evento, a organização do café nos intervalos.
Leitor inconsistente frequentemente com as mãos cobertas de tinta ou de terra do quintal. Bacharel em arqueologia e licenciando em História, membro do Grupo RECIDADE que provavelmente tem horas de mais acumuladas nas plataformas de jogos eletrônicos.
Renata é alguém que acredita no ouvir. (....) a natureza -as matas, mares, estrelas, os guias todos - da encruza à cachoeira, a sua própria intuição. Ouvir a memória e os avessos que as experiências nela significam. Ouvir seus alunos e com eles aprende a ser melhor professora e militante dentro e fora da escola.
Vânia é professora e coordenadora do grupo; é curiosa e atenta ao cotidiano da/na cidade. Investe em estéticas relacionais e na dimensão do pequeno, das coisas “mijadas pelo orvalho”, conforme o poeta Manoel de Barros. Pesquisa a cidade como espaço educativo e de protagonismos de crianças e jovens. Ama os animais e todos e todas que protegem a vida.