

PROJETOS DE ENSINO
Título: Escutatórias e Juventudes: Quando o bom é saber escutar!
Descrição: Crata-se de um projeto de ensino originado de uma investigação realizada pela turma que cursa a disciplina de Estágio I, no curso Licenciatura em História, no primeiro semestre de 2023. A professora provocada por algumas narrativas na sala de aula que indicavam certo desconforto de muitos estudantes com o ambiente universitário, em especial da sala de aula, classificado de 'hostil', propôs que outros/as estudantes fossem escutados no campus. Utilizou-se a metodologia "ver, ouvir, registrar, agir" (NONATO; DAYRELL, 2021), compreender melhor o fenômeno na perspectiva da educação como formação humana. Sete grupos observaram e conversaram com estudantes estrangeiros, moradores das casas de estudantes do campus, estudantes de outros cursos e áreas. O resultado mostrou que parcela significativa dessa mostra desconhece projetos que envolvam estudantes, bem como grupos de pesquisa e extensão mesmo em suas unidades, e, também, não se sentem escutados. Espaços como o Centro de Convivência, Biblioteca e Projetos em especial o PIBID e Residência Pedagógica, além dos restaurantes universitários, espaços de esporte e centros acadêmicos foram mencionados como lugares onde aprendem e se sentem escutados. Nesse sentido, como decorrência da investigação e indo em direção do quarto elemento da metodologia adotada - o agir -, decidiu-se organizar alguns tempos-espaços de "escutatórias" (ALVES, 1999) para reunir jovens estudantes de diferentes cursos, regiões e nacionalidades e etnias com o objetivo de trocar experiências, escutar uns aos outros e desenvolver solidariedades no espaço acadêmico. O Projeto contou com bolsa EPEC/Ensino 2023-2024. O projeto de ensino, no seu segundo ano, tem como objetivo principal ser espaço de escuta a juventudes riograndinas, favorecendo interlocuções entre projetos desenvolvidos na universidade (em especial que tenham protagonismo juvenil) e projetos de escolas públicas. Nesta fase queremos intercambiar com movimentos sociais e debater temas emergentes como relacionados a meio ambiente, cultura e ancestralidades. Entendemos que a universidade necessita intercambiar mais com as ruas da cidade e as ruas com a universidade. O projeto conta com bolsa EPEC/FURG..
Período: 2023-2026
Situação: Em andamento.
Título: A Cidade educadora e o ensino de Geografia
Descrição: Cidade educadora, conceito. Cidade, direito à cidade e ensino de geografia. Educação antirracista e juventudes na cidade. Metodologias de ensino na/com a cidade O trabalho foi desenvolvido em uma turma de geografia e reuniu quatro professores pesquisadores de geografia e uma mestranda em educação. O tema cidade educadora foi desenvolvido a partir de diferentes vertentes teóricas e experienciais. Conceitos como cidade educadora, cidade, segregação espacial, protagonismo, educação antirracista entre outros foram abordados em módulos envolvendo trabalhos assíncronos e síncronos. O trabalho final consistiu em um projeto de ensino de geografia levando em conta os conceitos trabalhados e referenciais teóricos propostos.
Período: 2021
Situação: Concluído.
Título: Conversas com quem gosta de ensinar (geografia)
Descrição: Trata-se de diálogos constituídos de modo remoto com professores de geografia sobre temas tratados durante a disciplina de didática I, na Licenciatura em Geografia, FURG..
Período: 2021
Situação: Concluído.
Título: A cidade educadora e o ensino de Geografia
Descrição: Cidade educadora, conceito. Cidade, direito à cidade e ensino de geografia. Educação antirracista e juventudes na cidade. Metodologias de ensino na/com a cidade O trabalho foi desenvolvido em uma turma de geografia e reuniu quatro professores pesquisadores de geografia e uma mestranda em educação. O tema cidade educadora foi desenvolvido a partir de diferentes vertentes teóricas e experienciais. Conceitos como cidade educadora, cidade, segregação espacial, protagonismo, educação antirracista entre outros foram abordados em módulos envolvendo trabalhos assíncronos e síncronos. O trabalho final consistiu em um projeto de ensino de geografia levando em conta os conceitos trabalhados e referenciais teóricos propostos..
Período: 2021
Situação: Concluído.
Título: Tempos e Espaços Escolares: culturas, protagonismos e formação.
Descrição: Trata-se de um projeto desenvolvido na disciplina de Estágio I, do curso Licenciatura em História ao longo do ano letivo. Busca desenvolver, mediante investigações, reflexões sobre a cultura escolar, seus espaços tempos formativos e de atuação do/a profissional professor/a. imersões em escolas públicas para investigar elementos da sua cultura, seus conhecimentos, sujeitos, projetos político pedagógicos etc. É desenvolvido em etapas costuradas por debates, estudos teóricos que, por sua vez, retroalimentam a continuidade das pesquisas. Ao final do ano letivo licenciandos partilham.
Período: 2019
Situação: Concluído.